Pesquisar
Close this search box.

Çairé 2024 será de 19 a 23 de setembro; Tucuxi e Cor de Rosa se enfrentam dia 21

Catraieiros na travessia da Ilha do Amor, em Alter do Chão, durante Çairé 2023

Evento tradicional de Alter do Chão terá shows de Manu Batidão e Joelma

SANTARÉM, PA –  O Cairé 2024 com o Festival dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa será realizado no período de 19 a 23 de setembro, na Vila Balneária de Alter do Chão, em Santarém, Oeste do Pará.

A novidade é que  as apresentações dos botos acontecerá na mesma noite: 21 de setembro ( sábado).

As cantoras Manu Batidão e Joelma são as atrações nacionais. O Çairé 2024 terá vários patrocinadores, incluindo o Ministério do Turismo que investirá R$ 3 milhões na festa.

Ontem (20), durante coletiva de imprensa, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), divulgou o tema e a programação oficial do Çairé 2024.

“O Cairé de 2024 será o mais completo de toda a história de Santarém, pois estamos potencializando o rito religioso, a apresentação dos botos e aproveitando melhor a nossa praia. A programação foi construída em conjunto, governo e comunidade, para assim fazer uma grande festa, que irá honrar as tradições e, ao mesmo tempo, inovar e encantar a todos os visitantes”, afirmou o prefeito Nélio Aguiar.

O Çairé deste ano terá como tema “Ancestralidade Amazônica”. Mantendo a tradição, o Rito Tradicional seguirá a programação habitual.

A programação também inclui 37 atrações musicais, que vão desde artistas locais e regionais até nomes nacionais, distribuídas em três palcos: Lago dos Botos, Praça do Çairé e, pela primeira vez, na praia em frente à Praça Sete de Setembro.

FESTA COMEÇA DIA 14

O Çairé tem início no dia 14 de setembro com o cortejo fluvial em busca dos mastros no Lago Verde, um momento de forte simbolismo religioso que marca o começo das festividades.

À noite, a tradicional Festa dos Mastros contará com apresentações musicais que prometem animar os participantes na sede do Clube Santo Antônio.

A partir do dia 19 de setembro, a programação se intensifica com a chegada dos juízes e procuradores ao Barracão, seguida pela celebração do cortejo, o hasteamento dos mastros e a fala das autoridades locais.

O dia continua com apresentações culturais e ritos tradicionais que perpetuam a essência do Çairé, incluindo a esperada Corrida do Çairé e o famoso Beija-Fita, momento de despedida do dia, coroado com ladainhas e danças folclóricas.

SHOWS NACIONAIS E DISPUTA DOS BOTOS

O show nacional da cantora Manu Batidão será no dia 20 de setembro, a partir de 1h da madrugada, no Lago dos Botos e de Joelma no dia 21, a partir de 2h da manhã, também no Lago dos Botos.  O cantor Uendel Pinheiro se apresenta no domingo, 22, às 17, na praça do Çairé.

Antes do show de Manu Batidão, no sábado (20), acontecerá a disputa dos Botos Tucuxi e Cor de Rosa. As apresentações iniciam as 21h.  

No domingo, 22 de setembro, a celebração continua com a tradicional ladainha, apresentações de Gambá de Pinhel e shows que irão embalar o público até a madrugada.

O encerramento oficial do Çairé ocorrerá na segunda-feira, 23 de setembro, com a derrubada dos mastros e a Festa da Varrição, encerrando as festividades com a distribuição de tarubá e a apuração dos votos dos botos.

A Prefeitura prevê que a vila receberá 200 mil turistas e visitantes durante os cinco dias.

Pular para o conteúdo